Gadgets

Published on julho 7th, 2013 | by Edgard

0

GPS para motociclistas: uma novidade que está para chegar


Existem motoristas que para chegar a qualquer destino dependem do auxílio de um GPS, mas e o motociclista? Como irá usar um GPS? Fica um pouco complicado, certo?

A empresa russa LiveMap está desenvolvendo um capacete que vem com o sistema de GPS incorporado na viseira. O capacete usa realidade aumentada para tornar a navegação fácil e amigável. Ele projeta imagens translúcidas coloridas bem no centro do visor, ainda fornece uma visão segura e sem obstruções para o piloto. O display mostra as instruções de navegação, bem como informações de trânsito e previsão do tempo.

O capacete da LiveMap também inclui um microfone para controle de voz e fones de ouvido para o áudio. Existe um sensor de luz para ajustar os níveis de brilho, dependendo das condições atuais. O capacete também é equipado com um giroscópio, G-sensor, e bússola digital para acompanhar o movimento da cabeça.

A interface é minimalista para manter tudo simples e fácil. O mapa global é visível em baixas velocidades, mas o display visual é desativado em alta velocidade por razões de segurança.

O projeto, conforme citado anteriormente, surgiu na Rússia e ganhou o apoio do Departamento de Ciência, Política e Empresarial Industrial de Moscou, da Fundação Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Inovadoras em Ciência e Tecnologia da Federação Russa, e da Fundação Skolkovo. Com o apoio da equipe LiveMap foi capaz de desenvolver protótipos para a camada externa, a placa eletrônica, óptica e software para o capacete.

O capacete já está em fase experimental e, até o momento, trabalha rodando o sistema operacional Android e a rede 4G para atualização dos dados. Sua bateria de íon-lítio será recarregada através de uma porta USB de qualquer computador, assim como a comunicação com o sistema de navegação.

Espera-se que capacete seja lançado comercialmente em 2014 nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália com um preço sugerido de US$ 2 mil.



About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑